Em portugues

Documentario >

Aquellos Nuevos Asesinatos

Documentário independente (uruguaio), testemunhal, dos assassinatos do Senador Zelmar Michelini, do Deputado Héctor Gutiérrez Ruiz, Rosário Barredo e William Whitelaw, em maio de 1976, em Buenos Aires, República Argentina.

Realização: jornalistas Guillermo Garat e Nicolas Golpe

Aqueles Assassinatos.........

Dois parlamentares uruguaios (Senador Zelmar Michelini e o Deputado Hector Gutiérrez Ruiz), buscavam uma saída democrática para o Uruguai, trabalhando com o fito de organizar um movimento, capaz de nuclear de forma abrangente, boa parte das correntes políticas e, com isso, poder fazer frente a ditadura militar que assolava o Uruguai.


Seus corpos foram encontrados em uma auto-pista portenha, junto aos cadáveres de Rosário Barredo e William Whitelaw, em maio de 1976.

O episódio foi um dos primeiros exemplos da chamada “Operação Condor”, que teve seu auge na cidade de Buenos Aires, logo depois do golpe de Estado de 24 de maio de 1976.


Centenas de uruguaios, perseguidos por questões políticas, foram obrigados a refugiar-se na Argentina, buscando uma saída para a perseguição de que eram vítimas em seu país. O quádruplo assassinato significou uma advertência a população em geral e, especialmente, aos que ousavam resistir, argentinos, uruguaios, brasileiros, chilenos ou paraguaios.

Onde já foi exibido:

Exibido em duas oportunidades, no Canal 5 do Uruguai, com cobertura em todo o país.

O documentário foi selecionado pelo Instituto Interamericano de Direitos Humanos, para ser exibido em uma mostra cinematográfica, por dez cidades latino-americanas.

A Videoteca del Sur, irá exibi-lo em New York, San José da Costa Rica, Havana e, em um circuito sul americano.

Ficha técnica:

Realização: jornalistas Guillermo Garat e Nicolas Golpe

Música: Buceo Invisible > www.buceoinvisible.blogspot.com

Duração: Trinta (30) minutos.

Desenho de abertura: Nadia Dalmaso e Estúdio Mínima

Para ilustração do documentário, foram utilizados centenas de documentos micro-filmados, pertencentes a diversos arquivos e, matérias jornalísticas publicadas à época.

Também foram usados filmes e trilhas sonoras da época da repressão no Uruguai e na Argentina, bem como discursos do Senador Michelini e do Dep. Héctor Gutiérrez Ruiz e de outras eminentes figuras do momento político que se vivia.

O documentário foi realizado em Mini Dv, entre outubro de 2005, até março de 2007.

1 comentario:

Unknown dijo...

Voy a tratar de ver esa pelicula aunque parte de la historia me la se. Siempre en Argentina se tratan estos temas que nunca pudieron olvidarse y es parte de nuestra historia , de la parte mala que estamos tratando de a poco dejar atras,por lo menos para seguir adelante.